SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Lista Final de trabalhos XII Fórum Nacional NEPEG
NORMAS PARA SUBMISSÃO, AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS INSCRITOS:
Os Trabalhos Completos e os Resumos Expandidos deverão ter a seguinte estrutura: título, autores, resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados e discussão e referências.
Devem seguir as normas:
01) Apenas um trabalho como autor principal;
02) No máximo dois trabalhos como coautores;
03) Pelo menos um dos autores ou coautores deverão realizar o pagamento de inscrição;
04) Indicar o GT logo após os autores do texto;
05) Trabalhos não apresentados não serão publicados.
O Trabalho Completo deve ter, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 10 (dez) laudas, incluindo texto, tabelas, figuras e referências.
O Resumo Expandido deve ter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) laudas, incluindo texto, tabelas, figuras e referências.
O texto dos Trabalhos Completos e dos Resumos Expandidos deve ser elaborado de acordo com as seguintes diretrizes:
-
Digitado em editor de texto Microsoft Office Word (.doc) 97 ou versões mais recentes;
-
Tamanho do papel A4;
-
Margens superior e esquerda com 3 cm, direita e inferior com 2 cm;
-
Fonte Times New Roman, tamanho 12;
-
O título deve estar em negrito, centralizado e com todas as letras MAIÚSCULAS;
-
Nas linhas posteriores ao título, com alinhamento à direita e espaço de linhas simples, deve (m) aparecer o(s) nome(s) do(s) autor(es) (máximo um autor e dois coautores por trabalho); informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s);
-
Os resumos devem ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta palavras), contendo informações gerais sobre o trabalho, como objetivos, metodologia e resultados, digitados em parágrafo único, com alinhamento justificado e espaçamento de linhas simples. Devem ser elencadas de 3 a 4 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
-
O corpo do texto deve ser apresentado com alinhamento justificado, espaçamento de linhas de 1,5 cm e recuo de parágrafo de 1,25 cm;
-
As referências devem listar apenas as obras citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT atuais, com alinhamento à esquerda, espaçamento de linhas simples e com uma linha em branco entre cada uma das referências;
-
O nome do arquivo a ser enviado deve seguir o seguinte formato: Título do trabalho.docx .
Os trabalhos deverão contemplar pesquisas e estudos referentes a “Temas contemporâneos, Geografia e ensino e se articularem a um dos eixos temáticos descritos a seguir.
-
GT 1 - Linguagens para o ensino de Geografia;
-
GT 2 - Formação de professores de Geografia;
-
GT 3 - Temas e conteúdos no ensino de Geografia;
-
GT 4 - Currículo, políticas e programas para o ensino de Geografia;
-
GT 5 - Fundamentos teóricos e o ensino de Geografia.
O arquivo deve ser enviado de acordo com o template a seguir:
O arquivo deve ser enviado através do link a seguir:
PERÍODO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 28/11/2023 a 30/03/2024.
NORMAS PARA PRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos a serem apresentados no XII FÓRUM NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA poderão ser inscritos em duas modalidades:
01) Trabalho Completo - os trabalhos aprovados serão discutidos presencialmente, na modalidade de Grupo de Trabalho (GT).
02) Resumo Expandido - os resumos aprovados serão expostos no formato online, na plataforma Google Classroom (disponível no link abaixo) e discutidos em Chat na mesma plataforma.
Para isso, os autores devem produzir um pôster por trabalho, contendo os elementos a seguir:
-
Pré-textuais: título do trabalho, grupo de trabalho, nome completo dos autores, instituição e e-mails;
-
Textuais: introdução (problemática, justificativa, objetivo, metodologia), desenvolvimento, resultados alcançados e considerações finais;
-
Pós-textuais: referências utilizadas no pôster. Essas informações devem ser redigidas no template a seguir:
Para que o pôster se torne acessível ao maior número de pessoas, alguns critérios devem ser levados em consideração:
-
Legibilidade - o conteúdo deve estar em tamanho adequado e deve ser evitado o uso de palavras desconhecidas ou incomuns (jargão), abreviaturas e siglas;
-
Formatação - deve ser considerado o tipo e o tamanho de fonte escolhidos, as cores para texto e para as imagens, de modo a estabelecer contrastes adequados e, no caso de apresentação de figuras, deve haver um texto alternativo que apresente sua descrição.
Não será necessário realizar a impressão dos pôsteres pois sua apresentação ocorrerá somente virtualmente.
ATENÇÃO! Os pôsteres deverão ser enviados por e-mail para forumnepeg@gmail.com até 23h59min do dia 29/05/2024, em formato PDF.